Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Causos da caserna: algumas fotografias, muita história, imagem da Força!

Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 17h39 | Última atualização em Terça, 31 de Agosto de 2021, 14h25 | Acessos: 152

     Em fevereiro de 1988, na 1ª Cia Engenharia e Combate Pára-quedista (1ª Cia Eng Pqdt), Unidade operacional do Exército Brasileiro, incorporava o conscrito Anderson Rosa de Freitas que, após aprovação no Estágio Básico Pára-quedista, tornou-se conhecido como Sd Pqdt Anderson, N° 48118. Foram 4 anos e 8 meses dedicados ao serviço da pátria, tendo realizado 45 (quarenta e cinco) saltos diurnos e noturnos e diversas operações militares de adestramento, dentre as quais cabem destaque as “Operações Saci”, realizadas no Estado do Espírito Santo e no Estado de Goiás.

     Em outubro de 1992, o Sd Pqdt Anderson desincorporou às fileiras do Exército Brasileiro, porém, seu coração e sua alma nunca deixaram de envergar o espírito do combatente pára-quedista verde-oliva. Assim, mesmo depois de ter regressado à vida civil, continuou realizando atividades de paraquedismo civil. Em março do ano 2000, nascia sua filha Ana Carolina Arantes de Freitas, que cresceu ouvindo seu pai contando as histórias e experiências vividas na caserna e sempre o acompanhava em seus saltos de paraquedas. Desta forma, espelhando-se no seu pai, Ana Carolina alimentava o sonho de ser militar do Exército Brasileiro. Desta feita, no ano de 2020, após ter concluído o ensino médio técnico de enfermagem, decidiu prestar o concurso para Sargento do Quadro de Saúde da Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro, tendo sido aprovada em concurso de grande concorrência em âmbito nacional. Após sua aprovação na prova objetiva, foi submetida a vários exames de saúde e testes físicos, quando, ao término de todo o processo seletivo, foi aprovada com louvor. Em 29 de março de 2021, Ana Carolina apresentou-se no 1º GAAAe para efetivação de sua matrícula no Curso de Formação e Graduação de Sargentos, iniciando assim, sua tão sonhada carreira no Exército Brasileiro, enchendo, não só o coração de seu pai, como de toda sua família e amigos de orgulho e alegria.

Qual a feliz coincidência e elo entre essas duas histórias?

     Além da ligação natural entre pai e filha, ambas estão unidas a registros fotográficos realizados pelo mesmo fotógrafo: Sr Silzair Ernane Bernardo. O Sr Silzair, que acompanhou a vida militar do então Sd Anderson, acompanha, agora, as atividades militares realizadas pelos alunos do CFGS, dentre eles a Aluna Carolina Arantes.

     O Sr Silzair é fotógrafo há mais de 30 anos e tem trabalhado junto às Organizações Militares do Exército Brasileiro, na Guarnição do Rio de Janeiro, dentre eles o Grupo Gen Alves Maia, desde 1985, desempenhando um trabalho de competência e de extrema relevância para os diversos militares que servem ou já serviram ao Exército Brasileiro, ao longo dessas três décadas, contribuindo para a manutenção e fortalecimento da “imagem” da Força!

Exército Brasileiro! Braço Forte! Mão Amiga!

registrado em:
Fim do conteúdo da página