Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sangue Novo! Recepção dos Conscritos e dos candidatos aprovados no Concurso da ESA

Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 14h54 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 16h24 | Acessos: 989

           A partir de 1º de fevereiro de 2020, o 1º Grupo de Artilharia Antiaérea iniciou a Seleção Complementar dos cerca de 300 conscritos da turma de 2001, com incorporação prevista para 02 de março do ano corrente. 

           A seleção complementar é a última fase do alistamento militar obrigatório dos jovens que iniciam o processo no ano de 2019 e tem a finalidade de selecionar os futuros soldados do Exército Brasileiro. Nesse período, com duração de duas semanas, são realizados exames médico-odontológicos, entrevistas socioculturais e palestras alusivas ao serviço militar, visando esclarecer dúvidas e possibilitando que o processo de seleção transcorra da melhor forma possível.

              Concomitante à seleção complementar, o Grupo General Alves Maia recebeu aproximadamente 100 candidatos a alunos do período básico do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, das mais variadas cidades do país, no primeiro ano em que este curso terá a validação de curso superior. Para tal, a antiga Organização Militar de Corpo de Tropa (OMCT), hoje Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE), adaptou-se às novas determinações da Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMIL). Dentre as orientações, ressalta-se a necessária capacitação de seus instrutores e monitores com a realização do Estágio de Adaptação Pedagógica, na Escola de Sargentos das Armas (ESA), bem como a preparação dos locais de instrução e alojamento dos novos alunos.

              A chegada de novos militares em uma OM é de suma importância, já que o Sangue Novo trás a necessidade do contínuo aperfeiçoamento do corpo permanente, dá a possibilidade dos novos Oficiais e Sargentos, recém-egressos de nossas Escolas de Formação colocar em prática os ensinamentos obtidos, renovando a Força Terrestre e contribuindo para o cumprimento de sua missão constitucional em prol do Brasil e em Defesa da Pátria.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página