Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Concepção Geral & Princípios Básicos do Cargo

Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 17h17 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 17h27 | Acessos: 500

            Conforme prescreve a PORTARIA Nº 142-EME, DE 10 DE MAIO DE 2016, publicada no Boletim do Exército nº 19, de 13 de maio de 2016, o cargo de Adjunto de Comando é ocupado por Subtenente (ST) ou Primeiro-Sargento (1º Sgt) com destacada liderança entre seus pares, com reconhecida competência profissional e exemplar conduta pessoal. O Adjunto de Comando atua em proveito da OM, e para isso, exerce suas funções junto ao Comando da Unidade, integrando o Estado-Maior Especial da OM, contemplando a participação na gestão da OM e na obtenção de sua operacionalidade em questões relativas ao moral, ao bem-estar, a satisfação profissional, a carreira, à motivação, à disciplina e ao apoio à família militar.

            Conforme prescreve a PORTARIA Nº 2.073, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018, publicada no Boletim do Exército nº 2, de 11 de janeiro de 2019, os princípios básicos que regem o cargo de Adj Cmdo são: I - a seleção constitui, para o militar, valorização e reconhecimento profissionais; II - o destaque e a importância que o Exército Brasileiro atribui ao Adj Cmdo, como assessor do Comandante/Chefe/Diretor de OM, em virtude de tratar-se de militar com reconhecida capacidade profissional e exemplar conduta pessoal; III - o aperfeiçoamento contínuo da gestão das OM e de sua operacionalidade, levando em consideração o ponto de vista e a experiência dos graduados; e IV - o fortalecimento da coesão entre os integrantes da OM, aprimorando o espírito de corpo e os padrões de disciplina.

            Conforme prescreve a PORTARIA Nº 1.308, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015, publicada no Boletim do Exército nº 40, de 2 de outubro de 2015, o distintivo de Adjunto de Comando compõe-se de uma elipse, circundada por um resplendor de lâminas de espadas, carregado de uma quaderna, tudo em ouro. A quaderna apresenta em seu interior dois campos, um em azul-celeste, à direita, e outro em vermelho, à esquerda, em esmalte, e ao centro, sobreposto, o símbolo do Exército nas suas cores. Envolvendo este conjunto, uma coroa de louro, também em ouro, representativa da distinção conferida ao militar especialmente selecionado para desempenhar a função inerente ao cargo de Adjunto de Comando. Sustendo tudo, uma espada, em ouro, representativa de comando.

            O distintivo de Adjunto de Comando é usado de acordo com as seguintes prescrições: I - na posição dos distintivos do Grupo G, na túnica dos uniformes: 2º; 3º A, 3º B e 3º D; e nos 4º uniformes. II - as praças que estiverem exercendo as funções inerentes ao cargo de Adjunto de Comando deverão, obrigatoriamente, utilizar o respectivo distintivo. III - só é permitido o uso de 1 (um) distintivo desse grupo. IV - é vedado o uso de distintivo deste grupo, quando estiver previsto o uso de medalhas.

Fim do conteúdo da página